Menu fechado

Em uma cozinha gourmet alimentação saudável vira brincadeira de criança

Em uma cozinha gourmet criada especialmente para envolver o público infanto-juvenil, a loja Toys & Papers promove nesta quinta-feira (29/03), em parceria com o Espaço Criança em Foco e Shopping Novo Batel, a primeira aula da Jornada Gastronômica. O curso, que mescla informações sobre alimentação saudável com brincadeiras de criança, será ministrado pela chef de cozinha Renata Keiko, idealizadora do projeto.
Segundo a chef, as aulas são voltadas para crianças com idade de 3 a 8 anos. “São nos primeiros anos de desenvolvimento que as crianças aprendem a gostar de novos alimentos. Por isso é muito importante incentivá-las a experimentar novos sabores e diferentes texturas neste período”, explica Renata Keiko.
A metodologia utilizada nas oficinas da Jornada Gastronômica será a integração entre jogos, brincadeiras e culinária. O conteúdo das aulas terá como base os Cinco Grupos Básicos de Alimentos, que serão trabalhados individualmente em cada aula.

As oficinas incluirão a execução de diversas receitas e também uma deliciosa experiência na feira do Batel. “Faremos uma visita que vai despertar a criatividade e permitir a descoberta do prazer existente nos legumes, frutas e temperos, que certamente ficarão na memória das crianças para o momento das refeições em casa”, diz a chef. Ao todo serão seis encontros semanais, com duração de 90 minutos cada, sempre às quintas-feiras, das 9h45 às 11h15. A primeira aula será no espaço gourmet da loja Toys & Papers. As demais serão realizadas no Espaço de Desenvolvimento Criança em Foco, localizado no pisto D do Shopping Novo Batel.

Objetivos específicos: Inserir as crianças na temática da alimentação saudável; Incentivar o consumo de alimentos saudáveis através da experimentação de novos alimentos e texturas; Utilizar jogos e brincadeiras para falar sobre as características de cada grupo de alimentos e seus benefícios à saúde; Visitar feira livre a fim de demonstrar a diversidade de alimentos disponíveis e fazer com que as crianças conheçam os alimentos em sua forma original; Aprender sobre higiene alimentar e segurança dentro de uma cozinha, como lavar bem as mãos, prender os cabelos, lavar bem verduras e legumes; Estimular o senso de responsabilidade criando um espaço para fazer, experimentar, dividir e limpar; Experimentar formulações matemáticas como contar e medir.
Programação: Conhecendo os grupos de alimentos (Aula 1); Cereais e Tubérculos (Aula 2); Frutas (Aula 3); Grãos, Verduras e Hortaliças (Aula 4); Carnes, Peixes e Ovos (Aula 5); Leites e derivados (Aula 6).

Fonte: Paraná Online

Post relacionado

Deixe uma resposta