Menu fechado

Confira dicas para cuidar do coração

Rio – Estima-se que, em todo o mundo, cerca de 17,3 milhões de pessoas morram devido a enfermidades do coração a cada ano. No Brasil, o número chega a 300 mil. De acordo com a OMS, 80% dos ataques cardíacos e infartos prematuros são passíveis de prevenção. Em virtude do dia Mundial do Coração, comemorado nesta terça-feira, dia 25, convidamos o cardiologista Abel Magalhães, do Vita Check-Up Center para esclarecer dúvidas sobre o coração. Confira:

Como o check-up pode ser uma arma de combate a doenças do coração?

A realização de um check-up regular é fundamental no combate às doenças do coração. Por meio da avaliação do histórico do paciente, dos seus sintomas, de sinais apresentados no exame físico e do resultado de exames complementares (eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, exames laboratoriais, por exemplo), é possível elaborar um “retrato” fiel das reais condições cardiológicas de uma pessoa. Com isso, detectamos precocemente alterações e recomendamos não só tratamentos, mas também mudanças no estilo de vida que vão contribuir para a promoção da saúde deste indivíduo.

Qual a importância da alimentação na manutenção da saúde do coração?
Um das melhores formas de prevenir ou adiar o máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é ter hábitos alimentares saudáveis. Para isso, devemos, por exemplo, encorajar a ingestão dos alimentos “amigos” do coração tais como azeite de oliva, peixes, soja e ervas como o coentro e o açafrão.

Quais os cuidados vitais para ter um coração 100% saudável?
Não fumar, controlar os níveis de pressão arterial, glicose e colesterol, praticar atividade física periodicamente, moderar a ingestão de álcool, controlar o estresse e realizar seu check-up anualmente.

Colesterol e coração: qual dica para manter um bom relacionamento entre eles?
Pratique exercícios físicos e tenha uma vida ativa. Escolha alimentos saudáveis. Consuma frutas, legumes e verduras e seja cauteloso com alimentos gordurosos. Evite as frituras! O colesterol alto não tem sintomas iniciais. Para saber, só fazendo os exames de sangue.

Hipertensão: como minimizá-la?
Também é muito importante praticar exercícios físicos, ter uma vida ativa e escolher alimentos saudáveis para minimizar a chance de desenvolver hipertensão arterial. Aqui cabe um alerta especial: reduza a ingestão de sal e consumo de alimentos com alto teor de sódio. Fique muito atento à informação sobre o sódio no rótulo dos alimentos. Não adicione sal extra no seu prato e prefira temperar os alimentos com ervas, limão e/ou vinagre. Prepare molhos em casa, no lugar de comprar molhos prontos.

Fonte: O Dia

Post relacionado

Deixe uma resposta