Menu fechado

Obesidade

CONHEÇA TEU ORGANISMO E TENHA UM EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Por que praticamente 100% das pessoas obesas que estão tentando emagrecer ou que já emagreceram, acabam retornando ao seu peso original?

A raiz deste verdadeiro martírio dos “gordinhos” está no Hipotálamo – uma região do cérebro do tamanho de uma almôndega e o grande maestro que controla inúmeras funções vitais do nosso organismo.

O hipotálamo é o responsável não só pela nossa sensação de fome e saciedade (plenitude), mas também constitui um verdadeiro termostato que controla nossa temperatura corporal e nosso peso habitual.

Nosso hipotálamo tem uma tendência inata a nos proteger contra a fome e a perda de peso. Assim, toda vez que emagrecemos, após algumas semanas ou poucos meses, o hipotálamo detecta esta alteração e “interpreta-a” como: “Ele precisa voltar ao seu peso habitual” (peso anterior) e então começa a reduzir a taxa metabólica basal do organismo além de aumentar a fome e outras alterações.

Mas, graças às inúmeras pesquisas sérias conduzidas neste fascinante campo da Endocrinologia nos últimos anos, há muito o que fazer por todos aqueles que desejam emagrecer de forma realista, factível, saudável e, mais importante, sustentável!

L. Clemente Rolim - Doctoralia.com.br

PERGUNTAS FREQUENTES

Tire as sua dúvidas mais comuns sobre diabetes

1) Coma menos gordura e mais fibra (frutas e produtos integrais).
2) Tome um café da manhã consistente, todos os dias.
3) Exercite-se regularmente: mínimo de 150 minutos por semana!
4) Durma o suficiente (de 7h à 8h), diariamente.
5) Controle seu “stress” e divirta-se.

É claro que cada um destes 5 passos constitui um verdadeiro aprendizado e deve ser INDIVIDUALIZADO para cada pessoa, pois apesar das muitas novidades e mudanças neste campo, uma coisa é absolutamente certa e nunca vai mudar: não há dois gordinhos iguais, pois cada um tem a sua história, cada um tem a sua carga genética e cada um é único!