Menu fechado

Podiatria

L. Clemente Rolim - Doctoralia.com.br

PERGUNTAS FREQUENTES

Tire as sua dúvidas mais comuns sobre diabetes

Quem tem diabetes tipo 1 deverá ter os pés examinados a partir de cinco anos de diagnóstico, e quem tem diabetes tipo 2 deverá ter os pés examinados no momento do diagnóstico. O exame dos pés deverá ser realizado anualmente por um profissional de saúde.

 

Sim, por conta das alterações causadas ao longo da evolução da doença e pelo controle inadequado dos níveis de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes podem apresentar alteração da sensibilidade nos pés, problemas circulatórios, deformidades nos pés, propensão para infecções, quedas e feridas de difícil cicatrização.

 

Sim, todas as pessoas com diabetes devem ter os pés examinados anualmente por um profissional de saúde, e com maior frequência caso apresente algum tipo de alteração. Além disso, deve manter bom controle dos níveis de açúcar no sangue, realizar higiene adequada e manter os pés e entre os dedos livres de umidade para evitar frieiras e odores desagradáveis, manter a integridade da pele com uso de hidratantes, não andar descalço, usar sapatos confortáveis e que protejam os pés, fazer uso de meia de algodão sem costura e sem elástico, realizar o corte adequado das unhas, auto examinar os pés regularmente e procurar ajuda de um profissional sempre que apresentar qualquer alteração nos pés.