Menu fechado

Medicina Interna

ENVELHECENDO COM SAÚDE

Há uma boa notícia para os idosos e, afinal, para todos nós que, um dia, seremos idosos, pois o envelhecimento faz parte da natureza humana.

Trata-se de um ramo da endocrinologia cada vez mais estudado e onde as pesquisas mais recentes revelam que o envelhecimento além de inexorável, é um fenômeno laborável, isto é, hoje sabemos que o envelhecer pode ser retardado e até mesmo modificado.

Todos nós iremos envelhecer um dia, porém o “pulo do gato” está no envelhecimento saudável que consiste principalmente na prevenção e, se necessário na reposição hormonal criteriosa e com bom senso, sempre com a orientação de profissionais competentes.

A prevenção concentra-se em uma dieta saudável para o idoso e na atividade física moderada, sempre sob a supervisão de um profissional habilitado da área, além da reposição hormonal propriamente dita.

É recomendado a todos que queiram ter um envelhecimento saudável, uma dieta rica em cálcio e vitaminas B12 e D3 encontradas em alimentos como leite desnatado, iogurte desnatado e queijo branco. Além disso, muitas vezes é necessário a complementação com poli vitamínico, ou seja, medicações compostas por vários tipos de vitaminas e sais minerais preferencialmente sob orientação médica com receita, pois o excesso de vitaminas é tão prejudicial quanto a falta.

L. Clemente Rolim - Doctoralia.com.br