Menu fechado

Osteoporose

L. Clemente Rolim - Doctoralia.com.br

PERGUNTAS FREQUENTES

Tire as sua dúvidas mais comuns sobre diabetes

Sim, o idoso com diabetes poderá apresentar deformidades nos pés e alteração na propriocepção, que constitui a dificuldade de percepção e consciência do próprio corpo no espaço, acarretando dificuldades na marcha e na postura predispondo aos episódios de quedas devido à falta de equilíbrio.

Sim, todos os idosos com diabetes devem ser avaliados quanto ao risco de quedas por um profissional de saúde, por exemplo, um fisioterapeuta, e desta forma seguir as orientações recomendadas.

 

Ao ser identificado o risco de quedas no idoso, o ideal é que seja realizada inspeção do ambiente em que o idoso reside para mapear os riscos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia algumas ações devem ser adotadas como medidas de segurança, dentre elas: identificar deficiência visual e declínio cognitivo, evitar uso de tapetes soltos ou com dobras, evitar superfícies escorregadias, evitar obstáculos no caminho, prover iluminação adequada, adotar uso de barras de apoio nos banheiros, corrimãos nos corredores etc.