Menu fechado

Entrevista para Rede Record: “Mitos e verdades em diabetes”, na íntegra

MITOS E VERDADES EM DIABETES:

1) OS DIABÉTICOS DEVEM SEMPRE EVITAR O AÇÚCAR. MITO OU VERDADE? Por quê?

MITO. Na realidade, o açúcar de mesa e os doces ou guloseimas contêm carboidratos (hidratos de carbono) da mesma forma que o arroz, a batata, o pão, as frutas, os legumes e os lacticínios sendo que todos estes alimentos elevam a glicemia. Isto NÃO quer dizer que os diabéticos devam comer doces em todas as refeições, pelo contrário, os doces têm calorias vazias, isto é, não contêm vitaminas nem sais minerais que nosso organismo necessita e costumam conter também gorduras. Já as frutas, legumes, grãos e laticínios pobres em gordura (light) são mais saudáveis, pois são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras que diminuem a absorção dos carboidratos.

2) O DIABETES TEM CURA. MITO OU VERDADE. Por quê?

Depende do Tipo de Diabetes, do grau de reversibilidade do mesmo e da aderência do paciente à dieta saudável e atividade física após a cirurgia!
O Diabetes do Tipo 1 ainda não tem cura, mas as pesquisas estão avançando neste campo e há muita esperança para o futuro.
Já em relação ao Diabetes do Tipo 2 – que está associado em 80% dos casos à obesidade – as pesquisas mais recentes têm mostrado remissão da doença após a Cirurgia bariátrica (Bypass ou Cirurgia de Capela). Porém, há casos de diabéticos do tipo 2 que após 5 a 10 anos da cirurgia bariátrica, voltam a ganhar peso e o diabetes também volta a aparecer. Necessitamos de mais estudos e pesquisas para saber em quem realmente vale a pena a cirurgia bariátrica. Até o momento, não há dados científicos que nos permitam afirmar que existe a cura definitiva do Diabetes tipo 2.

3) NEGROS E HISPÂNICOS TÊM UMA TENDÊNCIA MAIOR A SE TORNAR DIABÉTICOS. MITO OU VERDADE? Por quê? (essa hipótese foi feita com base em pesquisas nos EUA, que dizem que os negros e hispânicos se alimentam mal).

VERDADE, mas estes estudos foram realizados nos EUA e são válidos para a população norte americana onde não há tanta mistura entre as diferentes raças o que favorece a carga genética para esta doença agravado pelos maus hábitos alimentares e de pouca atividade física nestas populações.

4) UMA PESSOA PODE SE TORNAR DIABÉTICA SE ENGORDAR DEMAIS. MITO OU VERDADE? Por quê?

VERDADE, mas tem que haver também uma predisposição genética (casos na família). É justamente por isso que hoje em dia dizemos que a PREVENÇÃO do Diabetes tipo 2 é crucial e possível, aliando uma dieta saudável com exercícios regulares!

5) PESSOAS IDOSAS E OBESAS SÃO MAIORIA ENTRE OS DIABÉTICOS. MITO OU VERDADE? Por quê?

É verdade que 80% dos diabéticos do tipo 2 são obesos, porém é um mito dizer que a maioria dos diabéticos é idosa pois há cada vez mais casos de diabetes do tipo 2 antes dos 45 anos e ultimamente também temos visto muitos casos entre os adolescentes.

6) O DIABETES PODE CAUSAR CEGUEIRA. MITO OU VERDADE? Por quê?

VERDADE. Infelizmente, Diabetes é a principal causa de cegueira adquirida em todo o mundo, mas isto corre quando não se controlam os níveis de glicemia. Felizmente hoje há como prevenir esta complicação do Diabetes.

7) HÁ PROFISSÕES PROIBITIVAS PARA OS DIABÉTICOS. MITO OU VERDADE? Por quê? (colocamos essa pergunta por causa de casos recentes de diabéticos envolvidos em acidentes de trânsito. Nossa dúvida é, por exemplo, se uma pessoa diabética poderia pilotar um avião, já que uma crise de hipoglicemia poderia causar um desastre aéreo).

VERDADE! De fato, os diabéticos não podem trabalhar como piloto de avião e também – em alguns estados americanos (EUA) – estão proibidos de dirigir ônibus profissionalmente, devido ao risco de acidentes na eventualidade de uma crise inesperada de hipoglicemia.

8) UMA PESSOA DIABÉTICA QUE PRATICA EXERCÍCIOS REGULARMENTE PODE COMER MAIS AÇÚCARES. MITO OU VERDADE? Por quê?

MITO! Na verdade, o que se recomenda aos diabéticos é uma dieta mais saudável e esta deve conter 45 a 50% das calorias totais sob a forma de carboidratos que são a principal fonte de energia para o homem (especialmente o cérebro).
Sabemos também que – de forma simplificada e didática – há 2 grandes tipos de carboidratos: os AÇÚCARES (contidos nos doces, guloseima e refrigerantes) e os AMIDOS (contidos nas frutas, vegetais, grãos, laticínios sem gordura). Estes últimos são sempre de melhor escolha, pois são mais saudáveis já que contêm vitaminas, sais minerais e fibras!

9) PARA OS DIABÉTICOS, É PREFERÍVEL COMER ALIMENTOS LIGHT OU DIET. MITO OU VERDADE? Por quê?

VERDADE! Porém com 2 ressalvas:

1) A palavra SEM AÇÚCAR ou DIET não significa sem calorias ou sem carboidratos!

2) Dependendo da quantidade ingerida e da composição do alimento “diet” (SEM AÇÚCAR) ou “light” (COM 30% A MENOS DE GORDURAS) pode ocorrer aumento da glicemia e ganho de peso.

10) A CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO É RECOMENDADA PARA OS DIABÉTICOS. MITO OU VERDADE? Por quê?

Depende de cada caso! A cirurgia bariátrica está recomendada, atualmente, para obesos mórbidos (IMC>40) ou obesos grau 2 (IMC entre 35 e 40) com comorbidades graves como diabetes e hipertensão.
Devemos lembrar que o sucesso da cirurgia bariátrica para diabéticos do tipo 2 dependerá, entre outros fatores, da indicação no momento adequado e do perfil psicológico do paciente.

11) COMER AÇÚCAR CAUSA DIABETES. MITO OU VERDADE?

MITO! O que pode levar ao aparecimento do diabetes do tipo 2 em pessoas geneticamente predispostas é o ganho de peso e a obesidade devida ao excesso de calorias (provenientes, por sua vez, do excesso de gordura e de carboidratos na dieta) e ao sedentarismo.
Já o diabetes tipo 1 decorre apenas de alteração da imunidade (é uma doença autoimune) não tendo correlação com o consumo de açúcar.

12) OS ALIMENTOS “DIET” (SEM AÇÚCAR) ESTÃO LIBERADOS PARA OS DIABÉTICOS E PODEM SER CONSUMIDOS À VONTADE. MITO OU VERDADE?

MITO! Os alimentos “diet” também contêm outros tipos de carboidratos que não o açúcar (os “amidos”) que podem aumentar a glicemia. Além disso, os produtos “DIET” podem conter gorduras que promovem ganho de peso. Assim, estes alimentos devem ser consumidos com MODERAÇÃO pelos diabéticos.
Por exemplo, um pudim “diet” não contém açúcar, mas tem 70 calorias e 12 g de carboidratos em meia porção. Se você comer demais, irá armazenar calorias e carboidratos suficientes para sabotar todo o controle do diabetes e de peso que vinha fazendo!

Post relacionado

Deixe uma resposta