Menu fechado

Saiba tudo sobre a diferença entre a gordura boa e a ruim para o corpo

A gordura é um dos componentes essenciais para a dieta. Além de fornecer maior quantidade de energia por unidade de peso (9 Kcal/g), quando comparada aos carboidratos e à proteína, ela contém ácidos graxos essenciais (linoleico e linolênico), que não são produzidos pelo nosso organismo mas precisam estar presentes na dieta. Também confere sabor ao alimento e auxilia no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

As gorduras estão presentes em boa parte dos alimentos que compõem a nossa dieta, logo, é importante conhecer cada uma delas. A gordura saturada tem a função de levar energia às células, porém pode aumentar a quantidade de LDL (colesterol ruim) no sangue, por isso está associada a problemas cardíacos. Sua ingestão diária não deve ultrapassar 7% das calorias totais.

A gordura saturada está em produtos de origem animal como carne, leite e derivados e de origem vegetal como castanhas, azeite de dendê, óleo de coco e de palma e manteiga de cacau. Também está contida na maionese, toucinho, bacon, creme de leite, banha (boi, porco, galinha), carnes embutidas (linguiça de boi, porco ou frango, presunto, salame, mortadela), gordura aparente das carnes, queijos gordos, camarão, mexilhão e caranguejo.

A gordura monoinsaturada também fornece energia e reduz os níveis de LDL no sangue. Deve corresponder a 20% das calorias de sua dieta. Elas estão presentes no abacate, azeite de oliva, azeitona, nozes, castanhas, amendoim, nos óleos vegetais de canola, de soja, dentre outros.

A gordura poli-insaturada contém ômega 3, que reduz os níveis de triglicérides da corrente sanguínea e diminui a agregação plaquetária que pode propiciar doenças cardíacas. A presença do ácido ômega 6 diminui os níveis de colesterol total do organismo. 10% das calorias de sua dieta devem ser provenientes desse lipídeo encontrado nos peixes de água fria como o salmão, o atum, a sardinha, a truta e o bacalhau, e também em óleos vegetais como o de soja, o de milho e o de girassol.

Fonte: BBel

Post relacionado

Deixe uma resposta