Menu fechado

Saiba mais sobre a importância do exercício físico para o diabetes

Diabetes Mellitus (DM) é uma desordem metabólica crônico-degenerativa que está associada à falta e/ou à deficiente ação do hormônio insulina produzido pelo pâncreas.

As pedras angulares do tratamento estão relacionadas às mudanças no estilo de vida – dieta e exercício físicos para diabéticos. Um estudo divulgado na revista The New England Journal of Medicine indicou que a combinação de regime alimentar e exercícios é mais eficaz que os medicamentos no tratamento da Diabetes.

O importante para a prescrição do treinamento é que sejam realizadas de forma individualizada, respeitando as características de cada pessoa e suas principais limitações. Diversas pesquisas científicas demonstram que a prática regular de exercício físico melhora a glicose, as funções cardíacas e respiratórias, mantém a força muscular e ainda reduz de forma significativa a mortalidade do diabético. Os exercícios físicos podem ser tanto os aeróbicos, como por exemplo, a caminhada, hidroginástica, bicicleta, ou também os exercícios de fortalecimento, sendo realizados até cinco vezes por semana com uma boa orientação profissional.

Outra questão que não podemos esquecer é a monitoração da glicemia antes, durante e após a prática de exercícios físicos, em alguns casos durante a prática também é recomendado. Outro fator essencial é a utilização de calçados corretos e que sejam confortáveis para o praticante. Uma dica importante é sempre observar o pé do diabético, pois pela falta de sensibilidade, muitas vezes pode ocasionar algum tipo de machucado, ferida ou bolha e o diabético não percebe e acaba se tornando muito perigoso (com Marsi – Assessoria de Imprensa & Comunicação).

Fonte: O Bonde

Post relacionado

Deixe uma resposta