Menu fechado

Risco de diabetes pode diminuir com estilo de vida saudável

Rio – Novas pesquisas sugerem que quando se trata de reduzir riscos de diabetes, as mudanças principais que podem ser feitas são dieta e estilo de vida. Cientistas relataram, em artigo publicado na revista especilizada Annals of Internal Medicine, que a população pode reduzir o risco de desenvolver diabetes em até 80%, se aderir a uma combinação de mudanças de estilo de vida, se exercitando mais, não bebendo álcool em excesso, parando de fumar, evitando a obesidade e se alimentando melhor, com riqueza em fibras e baixo teor de gordura.

Embora o conselho soe familiar, o novo estudo é o primeiro a demonstrar o efeito da combinação de todas as recomendações juntas. Estudos anteriores demonstraram que a perda de peso ou alimentação saudável podem ajudar a reduzir o risco de diabetes, mas este estudo é o primeiro a mostrar os benefícios potenciais de fazer mudanças de estilo de vida múltiplos.

O estudo envolveu mais de 207 mil homens e mulheres com idades entre 50 e 71 anos. Os participantes eram todos saudáveis e livres de doenças cardíacas, câncer e diabetes no início do estudo, entre 1995 e 1996. Quando se reuniram, os voluntários preencheram questionários sobre seus estilos de vida e dieta, incluindo o que eles comiam, quanto pesavam, o quão fisicamente ativos eram, e se fumavam ou bebiam álcool. Os pesquisadores os acompanharam por quase uma década para ver quem desenvolveu diabetes.

Em seguida, os cientistas dividiram os voluntários em grupos de baixo e alto risco, dependendo das respostas para as questões de estilo de vida. Pessoas incluídas no grupo de baixo risco, por exemplo, eram aqueles que comiam alimentos com índice glicêmico baixo (ou seja, alimentos que não causam um pico acentuado nos níveis de glicose no sangue), mais insaturados, em oposição às gorduras saturadas, que consumiam fibras, se exercitavam regularmente, não bebiam em excesso e não fumavam.

Cada hábito de estilo de vida de baixo risco foi associado com uma redução do desenvolvimento de diabetes. Entre os homens, aqueles que estavam com peso normal tinham um risco 70% menor de desenvolver diabetes, em comparação com aqueles com sobrepeso ou obesos. Para as mulheres, a redução do risco foi de 78%.

O mais intrigante foi o quanto os participantes foram capazes de diminuir seu risco de diabetes quando combinaram muitos destes hábitos de vida saudáveis. Um homem que se alimenta com alto teor de fibras, dieta de baixa gordura saturada e se exercita regularmente, por exemplo, tem um risco 28% menor de diabetes do que seu colega que comeu de forma menos saudável e passou mais tempo no sofá. Se o homem era também um não-fumante, o seu risco de diabetes caiu 32%; se ele também reduziu o álcool, seu risco caiu para 39%. Se manteve um peso normal, seu risco total de desenvolver diabetes era 72% menor do que seus colegas que não aderiram a nenhum dos comportamentos de vida saudável.

Os números foram ainda mais impressionantes para as mulheres que, através da combinação de todos os cinco fatores de estilo de vida, foram capazes de diminuir seu risco de desenvolver diabetes em 84%.

Enquanto existem medicamentos eficazes para tratar a diabetes, é uma notícia encorajadora que as modificações de estilo de vida, como perder peso, comer bem, fazer exercícios, parar de fumar e beber com moderação pode reduzir significativamente o risco da doença.

Fonte: O Dia Online

Post relacionado

Deixe uma resposta