Menu fechado

Risco de desenvolver diabetes tipo 2 reduzido com vitamina D

Pessoas que têm em seu organismo um bom suprimento de vitamina D correm menos riscos de desenvolver o tipo 2 da diabetes, afirma um estudo realizado na Alemanha, pelo Centro Helmholtz de Munique. Segundo os pesquisadores, o efeito protetor da vitamina D deve-se ao fato dela ser anti-inflamatória. Como a diabetes é uma doença autoimune, causada por uma reação do próprio organismo, a vitamina poderia prevenir este quadro.

O estudo foi feito com 1.684 pessoas de meia idade, 416 com diabetes tipo 2 e 1.267 sem a doença. “A deficiência de vitamina D é comum atualmente por causa do estilo de vida que levamos”, afirma Barbara Thorand, do Instituto de Epidemiologia do Centro Helmholtz. “Se os resultados do acompanhamento confirmarem os resultados da pesquisa, um aumento no suprimento de vitamina pode reduzir o risco de diabetes na população.”

O corpo humano, por meio de uma síntese que ocorre no fígado e nos rins, é capaz produzir vitamina D sozinho se houver exposição suficiente à luz do Sol. O suprimento de vitamina D também pode ser ampliado pelo consumo de alimentos como ovos, laticínios e peixes.

Estima-se que existam 366 milhões de pessoas diabéticas no mundo, sendo que a diabetes tipo 2 é de oito a dez vezes mais comum que a tipo 1. Anualmente, a doença causa 4,6 milhões de mortes.

Fonte: Veja Abril

Post relacionado

Deixe uma resposta