Menu fechado

Risco de desenvolver diabetes é bem maior nos homens

Homens precisam ganhar menos peso do que as mulheres para desenvolver diabetes tipo 2, sugere um estudo escocês. Pesquisadores da Universidade de Glasgow descobriram que os homens desenvolvem a doença com um índice de massa corporal (IMC) menor que o das mulheres.

De acordo com os pesquisadores, a distribuição da gordura corporal é um fator decisivo – os homens tendem a acumular no fígado e ao redor da cintura. Já as mulheres têm quantidades maiores de gordura armazenadas em locais ‘seguros’ nesse sentido, como as coxas e os quadris. O que significa que as mulheres têm necessidade de acumular mais gordura que os homens para desenvolver as quantidades consideradas prejudiciais e relacionadas com o surgimento da diabetes. O estudo foi publicado no periódico científico Diabetologia.

Os pesquisadores analisaram os dados de 51.920 homens e 43.137 mulheres com diabetes na Escócia. Os resultados mostraram que o índice de massa corporal dos homens diagnosticados pela primeira vez com o problema era de 31.83, mas nas mulheres era de 33.69.

“Pesquisas anteriores indicaram que homens de meia idade estão em maior risco de desenvolver diabetes do que mulheres. E a explicação que encontramos é que, mesmo pesando menos que as mulheres, os homens têm mais chances de desenvolver a condição”, disse Naveed Sattar, autor do estudo, da Universidade de Glasgow.

A diabetes tipo 2 é causada por excesso de açúcar no sangue que ocorre quando a capacidade do corpo de regular os níveis de glicose no corpo é alterada. A condição é ligada a excesso de gordura em alguns destes órgãos como o fígado e os músculos.

Fonte: Veja – Abril

Post relacionado

Deixe uma resposta