Menu fechado

Programa de Mentoria

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) apresenta o “Programa de Mentoria 2022”. A iniciativa pretende auxiliar para que os alunos da instituição tenham visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho.

Com a proposta, os alunos de todos os cursos de graduação — EnfermagemFonoaudiologiaMedicinaTecnologia em Radiologia e Tecnologia de Sistemas Biomédicos — terão a oportunidade de aperfeiçoar sua experiência por meio do incentivo ao relacionamento acadêmico, da troca de saberes e da compreensão de visões complementares ou diferentes sobre os desafios da prática assistencial.

O que é o Programa de Mentoria da Faculdade da Santa Casa?

É o projeto que integra alunos de todos os cursos de graduação e professores voluntários. A mentoria apresenta comprovação científica, tendo como principais objetivos:

  • Ajudar o aluno a enxergar a realidade da prática profissional;
  • Estimular discussões sobre a vida acadêmica de modo a favorecer a identificação de ações de suporte adequadas, melhorar as relações professor-aluno, aluno-aluno e o convívio interpessoal em geral, além da atuação em equipes multiprofissionais e
  • Contribuir para o desenvolvimento de pensamento crítico, ética profissional e trabalho em equipe.

Os grupos, compostos por dez alunos e o mentor, serão diversos, com estudantes de todos os cursos. Os encontros devem acontecer uma vez por mês. Além disso, os alunos poderão escolher seus mentores.

Quem pode participar?

Alunos de todos os cursos de graduação (Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia de Sistemas Biomédicos), a partir do segundo semestre ou segundo ano, no caso do curso de Medicina. Para o curso de Enfermagem, poderão se inscrever somente os alunos matriculados a partir do 5º semestre.

Como participar?

Cada aluno deverá escolher dois professores mentores, em link de inscrição que está ao final desta página. A primeira escolha será prioritária. Contudo, caso o grupo deste(a) professor(a) mentor(a) escolhido(a) esteja com as vagas preenchidas, o aluno participará do grupo escolhido como segunda opção.

Os alunos que fizeram parte do Programa de Mentoria 2021 precisam se inscrever novamente?

Não. Os alunos que fizeram parte do Programa de Mentoria 2021 permanecerão nos mesmos grupos no ano de 2022, não necessitando se inscrever novamente.

Como funciona e quando acontecem os encontros?

A partir dos meses de fevereiro e março, haverá um encontro mensal, com dia da semana e horário fixos, sempre às 17h (ex.: quartas-feiras, às 17h). As datas de início serão informadas ao grupo diretamente pelos mentores.

Qual é o prazo de inscrição?

As inscrições para o ano de 2022 acontecerão de 10 a 17 de fevereiro de 2022. Para se inscrever, escolha o(a) professor(a) mentor(a) e preencha o formulário que está ao final desta página. Ao lado do nome do professor é informado o dia da semana em que as reuniões de mentoria acontecerão.

Clemente Rolim

Luiz Clemente de Souza Pereira Rolim (Quinta-feira)

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” (L.Carroll)
Sou formado na 18ª Turma da Santa Casa (conhecida como “porretas” pelo sucesso nas competições esportivas). Atualmente, sou professor do Departamento de Atenção Primária na mesma instituição, além de pesquisador na área de diabetes na Unifesp (EPM). Quando prestei o vestibular, em 1979, entrei também na Medicina da USP de Ribeirão Preto, mas preferi a Santa!! Como futuros médicos, penso que é crucial que os alunos saibam que os anos de graduação irão moldar toda a vida profissional e pessoal de cada um. Assim, a faculdade é um período fundamental para se desenvolver todo o potencial que trazemos conosco! Ora, um dos objetivos da Mentoria é justamente individualizar e personalizar a educação médica focando-a no aluno para otimizar seu futuro desenvolvimento profissional. Como mentor, tenho o compromisso de ajudar os estudantes a desenvolverem todo o seu potencial de forma profissional.

Post relacionado

Deixe uma resposta