Menu fechado

Oftalmologistas afirmam que diabetes afecta visão de várias pessoas

A diabetes mellitus é uma doença que afecta a visão de milhões de pessoas em todo o Mundo, afirmou em Luanda o responsável do Centro de Consultas de Optometria e Oftalmologia “Soóptica”, Carlos Pinto.
De acordo com Carlos Pinto, em declarações à Angop, numa abordagem sobre o tratamento das doenças oftalmológicas, os hábitos alimentares, a obesidade e o sedentarismo são factores ligados ao aumento do número de casos da doença.
O médico assegurou que a retinopatia diabética constitui uma das principais complicações da diabetes, em consequência das alterações microvasculares, e a perda da acuidade visual tem incidência em pessoas dos 20 aos 74 anos. Carlos Pinto referiu que os níveis elevados de glicemia provocam alterações progressivas nos vasos sanguíneos e prejudicam o fornecimento de sangue aos tecidos, e vasos sanguíneos anormais (neovasos) podem ser formados, além de graves complicações como a hemorragia vítrea e o deslocamento da retina.
O glaucoma é outra causa que aumenta a pressão intraocular e permite a diminuição da visão pela redução progressiva do campo visual, e pode, a prazo, levar à cegueira, surgindo geralmente em adultos e em pessoas muito idosas.
O responsável disse que o deslocamento da retina é caracterizado pela separação de duas membranas da retina: o epitélio pigmentar e o neuroepitélio, mais frequente nos míopes (retina delgada). Carlos Pinto salientou que o lixo e a poeira também criam problemas de visão e infecções que, depois de diagnosticadas e tratadas, obrigam ao uso de óculos.

Fonte: Jornal da Angola

Post relacionado

Deixe uma resposta