Menu fechado

Governo promove programa para a diminuição da obesidade infantil

Na passada quinta-feira, dia 5 de Janeiro, realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a décima segunda sessão, do ano lectivo 2011/2012, do PROGRAMA 5 AO DIA, na qual participaram 60 alunos do Quarto Ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

Nesta sessão participaram 23 alunos da escola EB1 Cabreiros que foram acompanhados pela professora Cristina Pinto e pela assistente operacional Maria José Pereira, 16 alunos da escola EB1 Sequeira acompanhados pela professora Maria Dores Pereira e pela assistente operacional Assunção Araújo, e ainda 21 alunos da escola EB1 S. Lázaro acompanhados pelas professoras Aldina Oliveira e Isabel Pereira.

Recorde-se que o PROGRAMA 5 AO DIA, que é desenvolvido em diversos Mercados Abastecedores do País tem por objectivo a promoção do consumo diário de 5 frutos e/ou hortícolas junto de crianças em idade escolar, de modo a potenciar uma alimentação saudável e promover a alteração de hábitos alimentares com vista à condução de estilos de vida saudáveis, contribuindo para a prevenção de diversas doenças crónicas associadas à alimentação, nomeadamente a obesidade.

Portugal é um dos países da Europa com maior índice de obesidade infantil, devido sobretudo a um consumo excessivo de doces, fast-food e refrigerantes, em detrimento de uma alimentação rica em frutas e vegetais. O problema da obesidade infantil vai muito além da simples questão estética, sendo que na realidade, as crianças com excesso de peso têm tendência para se tornar adultos obesos, apresentando precocemente doenças graves, nomeadamente do foro cardiovascular, respiratório, desregulação dos níveis de colesterol e de triglicéridos, diabetes tipo II, alguns tipos de cancro e má formação do esqueleto, para além do não menos importante factor psicológico. O PROGRAMA 5 AO DIA é integrado pelas Escolas nas actividades de enriquecimento curricular e no desenvolvimento de projectos de educação para a saúde.

Na região Norte este PROGRAMA é dinamizado pelo MARB em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Braga e com o apoio da DREN – Direcção Regional de Educação, ARSNorte – Administração Regional de Saúde do Norte, DRAPN – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Universidade do Minho e Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Na próxima terça e quarta-feira, dia 10 e 11 de Janeiro, ocorrerá a 13ª e a 14ª sessão que contará com a participação de mais de uma centena de crianças das escolas EB1 Presa, EB1 Crespos, EB1 Pousada, EB1 Garapôa, EB1 Carandá.

Fonte: Correio do Minho

Post relacionado

Deixe uma resposta