Menu fechado

Dicas de Emagrecimento – 5 passos cruciais para perder peso de forma saudável, realista e sustentável:

Afinal, por que praticamente 100% das pessoas obesas que estão tentando emagrecer ou que já emagreceram, acabam retornando ao seu peso original (o efeito sanfona ou yo-yo)?

A raiz deste verdadeiro martírio dos “gordinhos” está, em última análise, no HIPOTÁLAMO – uma região do cérebro do tamanho de uma almôndega e o grande maestro que controla inúmeras funções vitais do nosso organismo.

O hipotálamo é o responsável não só pela nossa sensação de fome e saciedade (plenitude), mas também constitui um verdadeiro termostato que controla nossa temperatura corporal e nosso peso habitual.

Nosso hipotálamo tem uma tendência inata a nos proteger contra a fome e a perda de peso. Assim, toda vez que emagrecemos, após algumas semanas ou poucos meses, o hipotálamo detecta esta alteração e “interpreta-a” como: ELE PRECISA VOLTAR AO SEU PESO HABITUAL (peso anterior) e então começa a reduzir a taxa metabólica basal do organismo além de aumentar a fome e outras alterações.

Mas a excelente notícia para todos os “gordinhos” é que, graças às inúmeras pesquisas sérias conduzidas neste fascinante campo da Endocrinologia nos últimos anos, há muito que fazer por todos aqueles que desejam emagrecer de forma REALISTA, FACTÍVEL, SAUDÁVEL e, mais importante, SUSTENTÁVEL!

De forma sintética e didática, podemos resumir em 5 PASSOS os segredos de um emagrecimento saudável

1) COMA MENOS GORDURA E MAIS FIBRA (frutas e produtos integrais).
2) TOME UM CAFÉ DA MANHÃ CONSISTENTE, TODOS OS DIAS.
3) EXERCITE-SE REGULARMENTE: mínimo de 150 minutos por semana!!
4) DURMA O SUFICIENTE (de 7 a 8 h), DIARIAMENTE.
5) CONTROLE SEU “STRESS” E DIVIRTA-SE.

É claro que cada um destes 5 passos constitui um verdadeiro aprendizado e deve ser INDIVIDUALIZADO para cada pessoa, pois apesar das muitas novidades e mudanças neste campo, uma coisa é absolutamente certa e nunca vai mudar: NÃO HÁ DOIS GORDINHOS IGUAIS, POIS CADA UM TEM A SUA HISTÓRIA, CADA UM TEM A SUA CARGA GENÉTICA E CADA UM É ÚNICO!!

Também é muito importante a abordagem ética no tratamento da obesidade, pois as soluções mágicas ou as dietas da moda sempre têm 3 coisas em comum: visam interesse mais comercial do que científico, sempre apelam para marketing e propaganda enganosa e todas acabam no mesmo fim: recidiva da obesidade (ou efeito sanfona), pois não levam em conta a própria natureza do ser humano.

Post relacionado

Deixe uma resposta