Menu fechado

Controle da obesidade proporcionado pela Soja

Rio – Em busca de uma vida mais saudável, muitas pessoas têm substituído alimentos tradicionais pela soja, conhecida pelo seu alto valor nutritivo. Uma alimentação rica no grão ao longo do dia pode trazer benefícios para a família toda, desde o coração até a prevenção do câncer.

“A soja possui proteínas de alto valor biológico, além de baixo teor de gorduras saturadas. Outra vantagem é que ela pode ser consumida nas mais variadas formas: com cereal, batida com frutas, no café, misturada com o chocolate em pó, pura ou até mesmo como ingrediente culinário no preparo de bolos, tortas e pães”, diz Gisele Pavin, coordenadora de nutrição da Unilever Brasil.

No café da manhã, nutricionistas recomendam líquidos. Além do leite de soja, rico em cálcio, potássio, ferro e vitaminas, é possível encontrar sucos de fruta feitos com base no alimento. Em refeições como almoço e jantar, o ideal é que as trocas por alimentos compostos de soja sejam gradativas. “No começo, as pessoas podem estranhar o sabor. O grande segredo é saber preparar bem a comida”, explica Gisele. O grão pode estar presente no óleo e também em pratos orientais, como missô e shoyu. Os mais adeptos podem até mesmo trocar o feijão pela soja.

“Para as mulheres, estudos mostram a capacidade da soja de minimizar os riscos de câncer de mama. Mas é importante também destacar a sua atuação na redução dos níveis de colesterol e no controle da obesidade”, diz.

A soja tem ainda a capacidade de conter o envelhecimento e prevenir contra outros tipos de câncer, como o de cólon e de próstata. Na menopausa, minimiza suores noturnos e ondas de calor.

RECEITAS

BOLO MÁRMORE SABOR FRAPÊ DE COCO

Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar; 2 gemas; 4 colheres (sopa) de manteiga; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite de soja sabor coco ou tradicional; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 3 claras em neve

Modo de preparo
1) Unte e enfarinhe forma de furo central médio.
2) Preaqueça forno em temperatura média.
3) Bata na batedeira o açúcar, as gemas e o creme vegetal Becel por 3 minutos ou até ficar cremoso.
4) Acrescente, aos poucos, a farinha alternando com o suco Ades de sabor frapê de coco.
5) Retire da batedeira, junte o fermento e as claras em neve e misture delicadamente. Coloque metade da massa na forma.
6) Misture o chocolate no restante da massa e coloque sobre a massa branca. Misture delicadamente, com um garfo, fazendo alguns círculos.
7) Leve ao forno por 30 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Sirva a seguir.

SHAKE DE CAPUCCINO

Ingredientes:
200 ml de leite de soja sabor baunilha; 1 colher (chá) de chocolate em pó; 1/2 colher (chá) de café solúvel; 1/2 colher (chá) de mel; 1 pitada de canela em pó

Modo de preparo
1) Coloque metade do leite de soja em um recipiente e leve ao freezer por 2 horas ou até congelar.
2) Bata no liquidificador a outra metade do leite de soja, o leite de soja congelado, o café solúvel, o mel, o chocolate em pó e a canela.
3) Coloque em um copo e sirva logo a seguir.

Fonte: O Dia Terra

Post relacionado

Deixe uma resposta