Menu fechado

Chocolate pode proteger contra diabetes e derrame

Novos estudos indicam que comer chocolate não reduz apenas o risco de doença cardíaca, mas de acidente vascular cerebral (derrame) e diabetes também.
A análise controlou exercício físico, idade, índice de massa corporal, tabagismo e até mesmo fatores dietéticos não relacionados ao chocolate.
A revisão de várias pesquisas mostrou que consumir bastante chocolate está ligado a um risco 37% menor de doenças cardíacas, 31% menor de diabetes, e 29% menor de derrame.
“A associação entre a ingestão habitual de chocolate e o menor risco cardiometabólico é estatisticamente robusta”, explica o Dr. David Katz.
“No entanto, isso não prova necessariamente que chocolate torna as pessoas mais saudáveis. Se as pessoas mais felizes comem mais chocolate, podem ter menor risco cardiometabólico porque são mais felizes. Os estudos não podem tratar de tais sutilezas”, argumenta.
Normalmente, as pessoas comem chocolate quando estão tristes e carentes, mas o médico tem razão: talvez as pessoas que comem chocolate estão fazendo outra coisa saudável; os cientistas não conseguem controlar tudo nas pesquisas.
Outra possibilidade é que as pessoas que comem chocolate são também pessoas que se permitem desfrutar das coisas, mesmo que contenham alguma gordura. Ou talvez comer um pedaço de bolo ajude as pessoas a aliviar suas “inhacas” antes de ter um enfarte.

Fonte: HypeScience

Post relacionado

Deixe uma resposta