Menu fechado

Atenção Diabéticos: chequem sua Hemoglobina Glicada (A1c)!

Sabemos desde longa data que o risco de uma pessoa com Diabetes Mellitus (DM) adquirir uma infecção viral é igual ao de um não diabético. Ora, isso vale também para a infecção pelo novo Coronavíus, mas a pergunta que não quer calar é: uma pessoa com DM, uma vez que ela adquiriu a COVID-19 (doença causada pelo Coronavírus) e foi internada, a mesma teria um risco risco maior de morrer? A resposta é: DEPENDE do seu nível de controle glicêmico durante a internação e da sua hemoglobina glicada (HbA1c) que reflete a média da glicemia dos últimos 90 dias.

Acaba de ser publicado (*) o maior estudo até agora sobre o impacto do Diabetes Mellitus Tipo 2 na gravidade da COVID-19. Pois bem, esse estudo analisou 7.337 pacientes da província de Hubei (China) dos quais 952 com DM do tipo 2 e concluiu que os pacientes diabéticos com um bom controle apresentaram uma taxa de mortalidade hospitalar 11 vezes menor em relação aos diabéticos mau controlados.

Em outras palavras, 99% daqueles diabéticos com um bom controle sobreviveram à COVID enquanto que dentre os diabéticos mau controlados, 11% vieram a falecer no hospital.

Resumindo, no caso de um um indivíduo diabético adquirir infecção pelo Coronavírus e necessitar ser hospitalizado, um bom controle do DM antes e durante a internação é o fator mais importante em termos de um bom prognóstico.

Aliás, dentro desse contexto, gostaria de dar 5 dicas para os diabéticos a fim de obterem um bom controle do seu DM em tempos de pandemia (**):

1) Vigie mais de perto sua glicemia, evite pular refeições e mantenha-se hidratado.

2) Manter a sua medicação regular é essencial! Porém, se você apresentar febre alta, diarreia, vômitos, hipotensão e ou desidratação e estiver fazendo uso de medicamentos como Jardiance (empagliflozina), Forxiga (dapagiflozina) ou Xigduo (metformina + dapagliflozina), deverá consultar o seu médico de confiança quanto antes, pois ele poderá suspendê-los até segunda ordem.

3) Mantenha seu sistema imunológico (as defesas do corpo) fortalecido dormindo 7 a 8 horas por noite! Para tanto, é muito importante manter-se ativo e expor-se ao sol durante o dia (20 a 30 minutos) bem como evitar ficar vendo TV ou telas azuis na hora de dormir! Tenha sempre um horário fixo para deitar-se e levantar-se, respeitando seu ritmo circadiano: a noite foi feita para dormir e durante o dia fique longe da cama!!

4) Desconfie de notícias sensacionalistas, curas milagrosas ou dados catastróficos que aparecem diariamente nas diferentes mídias! Não se deixe levar pelas fake news, pois afinal, a ignorância é audaciosa e a incompetência é sempre orgulhosa.

5) Informar-se por meio de fontes confiáveis e na medida certa preserva sua mente e seu corpo.

 

Referências: * Zhu L, She ZG, Cheng X. Association of Blood Glucose Control and Outcomes in Patients with COVID-19 and Pre-existing Type 2 Diabetes. Cell Metabolism, April 30, 2020. Fulltext: https://www.cell.com/cell-metabolism/fulltext/S1550-4131(20)30238-2 *

* https://www.clementerolim.med.br

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *