Menu fechado

Alimentos gordurosos pioram o círculo vicioso que leva à obesidade

A pesquisa comparou o ritmo de sono de modelos animais, com pesos normais, e divididos em dois grupos (um que consumia altas quantidades de alimentos ricos e gordura e outros com dieta mais equilibrada). Além de um sono mais fragmentado, os indivíduos que consumiam mais gorduras tinham também mais sono durante o dia, um reflexo esperado desse tipo de sono interrompido e também comum em pessoas com obesidade.

“Pesquisas com humanos já haviam indicado a relação entre qualidade do sono e sobrepeso ou obesidade. Outros já confirmaram que um melhor sono aumenta a resistência ao ganho de peso e maior controle da saciedade”, explica Catherine Kotz, uma das autoras do estudo apresentado à Sociedade para a Pesquisa de Comportamento Alimentar.

O estudo de Kotz indica que o grande vilão deste ciclo vicioso do ganho de peso e obesidade pode ser o consumo de alimentos gordurosos. Maior consumo de gorduras piora o ritmo do sono noturno e este, por consequência, diminui a saciedade e contribui para um maior consumo calórico e aumento do peso.

Fonte: Envolverde

Post relacionado

Deixe uma resposta