Você anda com dificuldades de conciliar o sono e sente cansaço permanente? Pode estar sofrendo de jetlag social, síndrome identificada pelo pesquisador Till Roenneberg da Universidade de Munique. O transtorno acontece devido ao descompasso de nosso relógio biológico com nossas atividades diárias e resulta numa fadiga semelhante à provocada pela diferença de fuso horário entre as cidades.
Nas mulheres os sintomas são mais comuns dos que nos homens, associados à outra síndrome, a da pressa. Isso porque além do estresse das atividades profissionais e dos estresses que elas causam, as mulheres ainda acumulam tarefas domésticas e os cuidados com filhos e marido.
Tantos afazeres provocam a sensação de não poder parar, angústia e ansiedade, características da síndrome da pressa.
Estudos epidemiológicos já demonstraram que, quem dorme menos de cinco ou seis horas diárias tem mais chances de desenvolver problemas metabólicos e cardiovasculares. Um hora de sono a menos por dia reduz a capacidade do indivíduo em até 32%. Muitas vezes, envolvidos em nossos afazeres, não respeitamos às oito horas de sono necessárias, o que é uma porta aberta para a insônia no futuro.
Se você se sente assim, não arraste mais a situação. Desenvolva um plano de ação para combater o estresse e a ansiedade, reservando momentos para o lazer ou simplesmente para não fazer nada. Exercícios de meditação, contato com a natureza e atividade física auxiliaram nesse processo.
Por Yasmin Barcellos
Fonte: BemStar – Globo