O arroz integral preserva a camada externa que dá origem ao farelo e ao germe, que são retirados no processo de produção do arroz branco. O índice glicémico do arroz integral, ou seja, a elevação das taxas de açúcar no sangue após a ingestão deste alimento, é menor do que o índice glicémico do arroz branco. Investigadores de Harvard concluíram que o consumo do arroz integral pode ajudar a prevenir o aparecimento do diabetes mellitus do tipo 2 (DM2).
Nos EUA, cerca de 70% do arroz consumido é do tipo branco. Cientistas de Harvard reuniram dados de três grandes estudos realizados nos EUA, os quais incluíram cerca de 200 mil adultos, para avaliar a diferença quanto ao risco de DM2 com o consumo de arroz branco ou integral.
Os autores do estudo concluíram que o risco de DM2 foi 17% mais alto no grupo que mais consumia arroz branco (5 ou mais porções por semana) do que no grupo com menor consumo; por outro lado, o risco relativo foi 11% menor no grupo com ingestão mais alta de arroz integral do que no grupo com ingestão mais baixa.
O estudo foi publicado na última edição do Archives of Internal Medicine.
Fonte: Diário Digital