A pressão alta atinge aproximadamente 30 milhões de brasileiros, e um dos causadores é a obesidade. Aprenda a manter seu coração sempre saudável!
1. O que causa pressão alta?
· Estar acima do peso. Isso não é apenas uma questão estética, a obesidade aumenta (e muito) a pressão.
· Sal em excesso na alimentação.
· Estresse.
· Ingerir muita bebida alcoólica.
· Não fazer exercícios físicos.
· Menopausa, no caso de algumas mulheres.
· Fator hereditário, ou seja, quem tem pais com pressão alta pode ter o problema também.
· Anticoncepcional, para adolescentes com predisposição a desenvolver a doença.
2. Como descobrir?
A melhor forma é medir a pressão frequentemente. “As mulheres devem pedir que o ginecologista meça nas consultas de rotina”, orienta Luis Aparecido Bortolotto, diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do Incor. Não existem sintomas específicos, mas fique atenta se tiver:
· Dor de cabeça.
· Tonturas.
· Dores no peito frequentes.
· Falta de ar.
· Alterações de visão, como vista embaçada.
· Sangramentos no nariz.
3. O que não devo comer?
Primeiro, diminua o sal da alimentação diária. “Consuma três colheres (café) rasas de sal por dia. Além disso, evite alimentos processados (sopas prontas, macarrões instantâneos), embutidos (presunto, mortadela, queijos), salgadinhos, enlatados, alimentos congelados, temperos prontos e molhos para salada”, indica o especialista. Para que os alimentos tenham sabor, aposte em temperos como alho, ervas…
4. Como é o tratamento?
A maioria dos hipertensos precisa tomar remédio (às vezes, pelo resto da vida), evitar alimentos que piorem a pressão e ainda praticar atividades físicas. Seguindo à risca esses três passos, a pressão ficará controlada.
5. Como controlar?
Pratique atividades que diminuam o estresse, como: ioga, assistir a um filme em família, ler um livro agradável. E a vida sexual também influencia. Portanto, se o amor estiver em alta, a pressão pode baixar.
Fonte: MdeMulher