Segundo um novo estudo, os homens podem ser mais propensos do que mulheres a desenvolver diabetes tipo 2.
E isso pode ser devido a fatores naturais; eles são biologicamente mais suscetíveis à doença.
A equipe do estudo descobriu que os homens que desenvolveram a doença tinham um menor Índice de Massa Corporal (IMC) do que mulheres.
Ou seja, os homens precisam ganhar menos peso do que as mulheres para desenvolver a condição.
Os cientistas acreditam que a distribuição da gordura corporal é importante – os homens tendem a armazená-la no fígado e em volta da cintura. Mulheres, entretanto, têm maiores quantidades de gordura “segura” subcutânea, armazenada nas coxas e quadris, por exemplo.
Isso significa que a mulher tem necessidade de acumular mais gordura do que os homens, em geral, para desenvolver os depósitos de gordura prejudiciais relacionados com a diabetes.
A diabetes tipo 2 é causada por excesso de açúcar no sangue, que ocorre quando a capacidade do corpo de regular os níveis de açúcar em vários órgãos diferentes é perturbada. A condição é ligada a excesso de gordura em alguns destes órgãos, como o fígado e os músculos.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 51.920 homens e 43.137 mulheres da Escócia com diabetes, levando em consideração peso corporal e obesidade utilizando o IMC com base na medição de altura e peso.
Os resultados mostraram que as mulheres desenvolveram diabetes em um IMC mais alto do que os homens – a média do IMC no diagnóstico de diabetes nos homens foi 31,83, e em mulheres, 33,69.
Os pesquisadores dizem que isso ajuda a explicar porque os homens têm taxas mais altas de diabetes em muitas partes do mundo.
Pesquisas como essa podem ajudar os cientistas a compreender as razões e proporcionar um maior conhecimento sobre o que eles podem fazer para melhorar a prevenção de diabetes tipo 2.
Os médicos alertam homens e mulheres que, para reduzir suas chances de desenvolver diabetes tipo 2, eles devem perder o excesso de peso, manter uma dieta saudável e equilibrada e realizar atividade física regular.[BBC]
Fonte: HypeScience